A Terapia Cognitivo-Comportamental apoia-se na Análise do Comportamento e/ou na Terapia Cognitiva como fundamentação teórica.
A abordagem se destaca por suas comprovações científicas e por ser um processo com início, meio e fim, onde terapeuta e paciente dedicam-se a investigar e modificar o padrão de pensamentos e comportamentos responsáveis pelo desconforto que o paciente está vivendo, produzindo mudanças cognitivas e comportamentais que possam proporcionar ou reestabelecer um bem-estar emocional, físico e social.
Portanto, esta abordagem propõe que as dificuldades decorrem de um modo disfuncional de perceber, pensar e reagir diante das situações. Que os pensamentos não causam os problemas emocionais, mas sim que eles modulam e mantém as emoções disfuncionais, independente de suas origens.
Ofereço um ambiente seguro e de confiança, onde podemos caminhar juntos, sem julgamentos.
No processo, o paciente desenvolve ferramentas para lidar com os desafios da vida.
A proposta não é fornecer respostas prontas, mas abrir espaço para que o paciente explore novas formas de reflexão e ação, construindo seu próprio caminho com segurança e clareza, sendo as intervenções adaptadas de acordo com a faixa etária do paciente.
Com criança o atendimento é realizado de forma presencial em Marília/SP e com adolescente pode ser verificada também a viabilidade do atendimento online, se tornando possível para qualquer parte do mundo.
Nessas faixas etárias, é fundamental a participação ativa dos responsáveis para que os ganhos terapêuticos sejam alcançados, portanto sessões de Orientação de Pais são essenciais.
É possível a busca pelo atendimento focado estritamente em Orientação de Pais, sendo que neste modo o atendimento pode ser realizado de forma presencial ou no formato online, se tornando possível para qualquer parte do mundo.
Assim, não há o acompanhamento da criança ou adolescente quando os responsáveis optam somente por esta modalidade, sendo que o foco será nas trocas de informações e orientações entre nós, sendo possível muitas vezes já obter avanços, sem precisar que a criança ou adolescente frequente o acompanhamento.
Com adulto o atendimento pode ser realizado de forma presencial ou no formato online, se tornando possível para qualquer parte do mundo.